Esse site utiliza cookie e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e gravar preferências. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Fale Conosco pelo WhatsApp
SÃO JOSÉ - SC > EDUCAÇÃO ACT 2025 ANO LETIVO 2026 > APOSTILA PROFESSOR E AUXILIAR DE ENSINO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ACT SÃO JOSÉ 2025

Processo Seletivo Público

Município de São José

Secretaria Municipal de Educação

 

Edital 004/2025/SME

ACT SÃO JOSÉ

 

APOSTILA AUXILIAR DE ENSINO - EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Site: https://2025pseducasj.fepese.org.br

Período de inscrições: das 16 horas do dia 10 de setembro de 2025 às 16 horas do dia 30 de setembro de 2025.

Prova Objetiva (data provável) 19 de outubro de 2025

 

 

Questões de Conhecimentos Gerais

 

Conhecimentos Gerais sobre Educação = 120p.

Competências gerais e fundamentos pedagógicos. Currículo Básico da Educação Josefense: diversidades; direitos humanos; educação das relações étnico-raciais e de gênero; educação ambiental. Interdisciplinaridade e transversalidade. Mídias, comunicação e tecnologias na educação. Projeto Político Pedagógico: princípios e metodologias de planejamento, sistematização, execução, monitoramento e avaliação. Avaliação da aprendizagem no contexto das Políticas Educacionais de Educação Básica. A educação integral à luz das Políticas Públicas Educacionais de Educação Básica. Teorias da aprendizagem. Planejamento docente: dinâmica e processos. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. A função social da escola pública contemporânea. Gestão democrática: implicações no âmbito do processo educacional. Princípios e diretrizes da Educação Inclusiva.

 

 

Legislação (para todas as funções, exceto Professor de Artesanato) = 116p.

O Sistema Nacional de Ensino ? (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/072010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 ? Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Proposta Curricular de São José. Currículo Base da Educação Josefense: diversidade; direitos humanos; educação das relações étnico-raciais e de gênero; educação ambiental. Resolução nº 66/2024 COMESJ-SC, de 29/11/2022 ? Diretrizes da avaliação do processo ensino e aprendizagem. Lei nº 13.146/2015 ? Lei Brasileira de Inclusão. Resolução nº 65/2023/COMESJ-SC, de 14/12/2023 ? Diretrizes da Escola Integral. Decreto Municipal nº 20377/2024, de 28/02/2024 ? Diretrizes da Hora-atividade.

 

Questões de Conhecimentos Específicos

 

Auxiliar de Ensino - Educação Infantil

Educação Infantil na perspectiva histórica. A brincadeira como eixo estruturante e estruturador da ação pedagógica. O papel social e a função da educação infantil. Educar e cuidar. A organização do tempo e do espaço na educação infantil. A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação). Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas: direitos da infância. As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Princípios metodológicos da educação inclusiva. O papel do profissional da educação infantil. Desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 (zero) a 5 (anos). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil ? 2009.

 

CORTESIAS:

QR CODE com ÁUDIO MP3:

LDB e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

ECA

 

PROVAS ANTERIORES

COLETÂNEA DE PROVAS REALIZADAS PELA FEPESE

DOCUMENTOS E MANUAIS DE ENSINO

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

 

Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .

PIX
1
X
130,00
Mercado Pago (Boleto ou Cartão de Crédito)
1
X
130,00
2
X
69,97
3
X
47,33
Tx de Juros: 1,99%am.
Transferência Bancária
1
X
130,00
Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR