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PROCESSO SELETIVO PÚBLICO
Prefeitura Municipal de São José
Secretaria Municipal de Educação
EDITAL 008/2023/SME
AUXILIAR DE ENSINO E PROFESSOR - EDUCAÇÃO INFANTIL
LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS GERAIS SOBRE EDUCAÇÃO
Legislação
O Sistema Nacional de Ensino ? Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/072010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 ? Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Proposta Curricular de São José.
Conhecimentos Gerais sobre Educação
Competências gerais e fundamentos pedagógicos. Currículo Básico da Educação Josefense: diversidades; direitos humanos; educação das relações étnico-raciais e de gênero; educação ambiental. Interdisciplinaridade e transversalidade. Mídias, comunicação e tecnologias na educação. Projeto Político Pedagógico: princípios e metodologias de planejamento, sistematização, execução, monitoramento e avaliação. Avaliação da aprendizagem no contexto das Políticas Educacionais de Educação Básica. A educação integral à luz das Políticas Públicas Educacionais de Educação Básica. Teorias da aprendizagem. Planejamento docente: dinâmica e processos. Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. A função social da escola pública contemporânea. Gestão democrática: implicações no âmbito do processo educacional. Princípios e diretrizes da Educação Inclusiva.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Auxiliar de Ensino - Educação Infantil
Educação Infantil na perspectiva histórica. A brincadeira como eixo estruturante e estruturador da ação pedagógica. O papel social e a função da educação infantil. Educar e cuidar. A organização do tempo e do espaço na educação infantil. A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação). Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas: direitos da infância. As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Princípios metodológicos da educação inclusiva. O papel do profissional da educação infantil. Desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 (zero) a 5 (anos). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil ? 2009.
E
Professor - Educação Infantil
Educação Infantil na perspectiva histórica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil ? 2009. O papel e a função social da educação infantil. Educar e cuidar. A organização do tempo e do espaço na educação infantil. As instituições de educação infantil como espaço de produção das culturas infantis. A documentação Pedagógica (planejamento, registro, avaliação). Princípios que fundamentam a prática na educação infantil: Pedagogia da infância, dimensões humanas, direitos da infância e relação creche família. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de 0 a 6 anos à educação. O papel do profissional da Educação Infantil. A brincadeira, as interações e as diferentes linguagens como eixos norteadores do trabalho educativo ? pedagógico. Desenvolvimento infantil. Desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos.
CORTESIAS:
QR CODE com ÁUDIO MP3 LDB E Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
PROVAS ANTERIORES
CADERNO DE PROVAS DO PROFESSOR
COLETÂNEA DE PROVAS REALIZADAS PELA FEPESE
PROPOSTA CURRICULAR DE SÃO JOSÉ
PROPOSTAS E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO - JOSÉ/SC, 2018
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
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