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PROCESSO SELETIVO DE SUBSTITUTOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
Secretaria Municipal de Educação
- EDITAL Nº 022/2025- para o ano letivo de 2026 -
INSCRIÇÕES: www.institutolegalle.org.br
PERÍODO: dia 16 de outubro das 2025 às 17 horas do dia 06 de novembro de 2025
Processo Seletivo de Substitutos, para os cargos de Professor, Professor Auxiliar, Administrador Escolar, Orientador Educacional e Supervisor Escolar e para os cargos de Monitor Escolar e Auxiliar de Sala/Profissional de Apoio para o ano letivo de 2026
PROFESSOR AUXILIAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
(Profissional de Apoio)
CONHECIMENTOS GERAIS
Temas de Educação - 122 p.
Aprendizagem e desenvolvimento humano; Educação, Comunicação e Tecnologia; Avaliação da aprendizagem no contexto das políticas educacionais de educação básica; A educação integral no contexto da educação básica; O projeto político pedagógico como mecanismo de gestão educacional; A política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; Currículo, conhecimento e culturas; A pesquisa como princípio educativo; Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015); Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Matriz Curricular para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2016).
Português = 70 p.
Compreensão de texto: localização de informações implícitas e explícitas e reflexão sobre a leitura; elementos de organização textual; elementos de coesão; denotação e conotação; figuras de linguagem; variação linguística: as diversas formas do uso da língua; o nome e seu emprego; o pronome e seu emprego; emprego de tempos e modos verbais; regência verbal e nominal; concordância verbal e nominal; estrutura e período.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROFESSOR AUXILIAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL = 120p.
Fundamentos, princípios e diretrizes da Educação Inclusiva; Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Legislação sobre o direito à educação; A acessibilidade na locomoção, cuidados pessoais e alimentação das crianças/ estudantes com deficiência em articulação com as atividades escolares e pedagógicas; Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão); Portaria nº 007/2014 da Secretaria Municipal de Educação que estabelece diretrizes para a contratação de professor auxiliar de educação especial (profissional de apoio) na rede municipal de ensino de Florianópolis; Concepções de deficiência; A Educação das Relações Étnico-Raciais no Âmbito da Educação Básica; As Identidades que configuram o Processo Educativo (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos); A transversalidade e a interdisciplinaridade no currículo da Educação Básica; Mídias, Educomunicação e Tecnologias na Educação; Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016).
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CADERNO DE PROVAS PROFESSOR
AÚDIO MP3 RESUMO)
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES
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