Características | |
Quantidade: |
|
Valor Total (R$): |
Calcule o Frete e o Prazo de Entrega | ||||
Digite seu CEP: | ||||
APOSTILA ACT SED-SC 2026_2027
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/SC
EDUCAÇÃO ESPECIAL ? SEGUNDO PROFESSOR DE TURMA
Código 4003
EDITAL Nº 3.021/2025
Anos letivos de 2026 e 2027.
Inscrição: 8h do dia 15 de outubro de 2025 e 23h59min do dia 30 de outubro de 2025
Endereço eletrônico: concursos.furb.br
REALIZAÇÃO: FURB
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONHECIMENTOS GERAIS
Fundamentos Legais e Normativos da Educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96). Plano Nacional de Educação (PNE) e seus desdobramentos estaduais. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90). Marcos legais da educação inclusiva e especial. Currículos e Documentos Orientadores: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estrutura, competências gerais e áreas de conhecimento. Proposta Curricular de Santa Catarina: pressupostos teóricos, eixos estruturantes e orientações metodológicas. Integração e articulação curricular entre etapas e modalidades de ensino. Gestão Democrática e Princípios da Administração Pública: Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Gestão democrática na educação: mecanismos de participação e instâncias colegiadas. Ética profissional no serviço público e relações interpessoais no ambiente de trabalho. Tecnologias Digitais e Recursos Contemporâneos: Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) aplicadas à educação. Letramento digital e cultura digital na escola. Recursos e plataformas educacionais: potencialidades e desafios pedagógicos. Diversidade, Direitos Humanos e Saúde na Escola: Educação em direitos humanos e para a cidadania. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e sociocultural como princípio formativo. Educação para as relações étnico-raciais (Lei nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08). Saúde mental no contexto escolar: acolhimento, prevenção e cuidado. Competências socioemocionais: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais. Contextos e Realidades: Mundo, Brasil e Santa Catarina: Aspectos históricos, geográficos, culturais, sociais, políticos e econômicos relevantes para a compreensão das dinâmicas contemporâneas em âmbito mundial, nacional e estadual.
CONHECIMENTOS DA METODOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE
Concepções Pedagógicas e Teorias Educacionais: Principais correntes pedagógicas e suas influências na educação brasileira: tradicional, escolanovista, tecnicista, progressista, histórico-crítica e sociointeracionista. Pensadores da educação e suas contribuições para a prática pedagógica contemporânea. Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Neurociência aplicada à educação: como o cérebro aprende. Estilos e ritmos de aprendizagem: individualização e personalização do ensino. Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico: Projeto Político-Pedagógico (PPP): construção coletiva, dimensões e implementação. Planejamento educacional em suas diferentes dimensões: anual, bimestral e de aulas. Elaboração de planos de aula: objetivos de aprendizagem, sequências didáticas e progressão curricular. Função social e competências profissionais do professor. Metodologias Ativas e Estratégias de Ensino: Metodologias para o desenvolvimento de competências e habilidades: aprendizagem baseada em projetos, problemas, investigação e casos. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: concepções e práticas integradoras. Estratégias diversificadas de ensino: aulas expositivas dialogadas, trabalho colaborativo, gamificação, sala de aula invertida. Abordagens pedagógicas inovadoras e ensino híbrido. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Instrumentos avaliativos: provas, portfólios, rubricas, autoavaliação e avaliação por pares. Avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Feedback construtivo e autoavaliação docente. Recuperação de estudos e progressão da aprendizagem. Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica: Princípios e práticas da educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Necessidades educacionais específicas: deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem. Estratégias de diferenciação pedagógica e desenho universal para aprendizagem (DUA). Comunicação e Interação no Processo Educativo: Comunicação assertiva e escuta ativa no contexto escolar. Mediação de conflitos e cultura de paz. Relação professor-aluno como elemento central do processo de ensino-aprendizagem.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva: Conceitos e paradigmas da Educação Especial: segregação, integração e inclusão. Princípios da educação inclusiva: acessibilidade, equidade e participação. Modelos de compreensão da deficiência: médico, social e biopsicossocial. Direito à educação e escolarização de estudantes com deficiência. Educação Especial como modalidade transversal. Marcos Legais e Políticas Públicas: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Política de Educação Especial de Santa Catarina (2018). Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - LBI (Lei nº 13.146/2015). Resolução CEE/SC nº 100/2016: organização e oferta da Educação Especial em Santa Catarina. Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Áreas da Educação Especial: Características e Especificidades: Deficiência Intelectual: conceito, características, desenvolvimento e estratégias pedagógicas. Deficiência Visual: cegueira e baixa visão, orientação e mobilidade, sistema Braille e soroban. Deficiência Auditiva e Surdez: aspectos linguísticos, Libras, bilinguismo e educação de surdos. Deficiência Física: tipos, características e adequações de acessibilidade. Transtorno do Espectro Autista (TEA): características, comunicação alternativa e estratégias de ensino. Deficiência Múltipla: conceito, especificidades e abordagens educacionais. Surdocegueira: formas de comunicação e mediação pedagógica. Atribuições e Práticas do Segundo Professor de Turma: Função e papel do segundo professor de turma. Atuação colaborativa com o professor regente. Planejamento compartilhado e trabalho em equipe. Mediação pedagógica individualizada e em pequenos grupos. Estratégias de apoio à participação e aprendizagem. Acompanhamento e registro do desenvolvimento dos estudantes. Articulação com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e demais profissionais. Adequações e Adaptações Curriculares: Diferenciação pedagógica e flexibilização curricular. Adequações curriculares: de acesso, metodológicas, avaliativas e nos objetivos. Individualização do ensino: Plano Educacional Individualizado (PEI). Estratégias de ensino diferenciadas conforme as necessidades específicas. Avaliação inclusiva e diversificada. Tecnologia Assistiva e Recursos Pedagógicos: Conceito e categorias de Tecnologia Assistiva. Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA): sistemas, recursos e aplicação. Recursos de acessibilidade: digitais, de mobilidade e sensoriais. Materiais pedagógicos adaptados: táteis, visuais, sonoros e manipuláveis. Softwares, aplicativos e plataformas acessíveis. Recursos de baixa e alta tecnologia para apoio à aprendizagem.
Cortesias
Áudio mp3:
RESUMO: DIRETRIZES CURRICULARES - ECA - ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES - CONSTITUIÇÃO FEDERAL, PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS; ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MANUAIS DIVERSOS
PROVAS FURB
PROVAS ANTERIORES TODAS AS ÁREAS
EXCLUSIVO: MAIS DE 500 QUESTÕES SOBRE SANTA CATARINA
AMPLAMENTE DIDÁTICA
QUESTÕES APÓS CADA TÓPICO
E COLETÂNEA COM INÚMERAS QUESTÕES NO FINAL
Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .