sed-se, ses-sc, concurso sed-sc, concurso ses-sc, provas concurso SED-SC, PROVA CONCURSO SES-SC, ACT SC PROFESSOR
Esse site utiliza cookie e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e gravar preferências. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Fale Conosco pelo WhatsApp
SED-SC > ACT SED-SC 2025_2027 > APOSTILA ACT PEDAGOGIA SED-SE 2025_2026_2027

 

EM ELABORAÇÃO: 

APOSTILA ACT SED-SC  2026_2027

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO/SC

 

PEDAGOGIA

Código 5520

 

EDITAL Nº 3.021/2025

ALTERADO PELA ERRATA 01

Anos letivos de 2026 e 2027.

 

 

Inscrição:15 de outubro de 2025 e 23h59min do dia 30 de outubro de 2025

Endereço eletrônico:  concursos.furb.br

REALIZAÇÃO: FURB

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS GERAIS

Fundamentos Legais e Normativos da Educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/96). Plano Nacional de Educação (PNE) e seus desdobramentos estaduais. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei nº 8.069/90). Marcos legais da educação inclusiva e especial. Currículos e Documentos Orientadores: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): estrutura, competências gerais e áreas de conhecimento. Proposta Curricular de Santa Catarina: pressupostos teóricos, eixos estruturantes e orientações metodológicas. Integração e articulação curricular entre etapas e modalidades de ensino. Gestão Democrática e Princípios da Administração Pública: Princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Gestão democrática na educação: mecanismos de participação e instâncias colegiadas. Ética profissional no serviço público e relações interpessoais no ambiente de trabalho. Tecnologias Digitais e Recursos Contemporâneos: Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) aplicadas à educação. Letramento digital e cultura digital na escola. Recursos e plataformas educacionais: potencialidades e desafios pedagógicos. Diversidade, Direitos Humanos e Saúde na Escola: Educação em direitos humanos e para a cidadania. Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e sociocultural como princípio formativo. Educação para as relações étnico-raciais (Lei nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08). Saúde mental no contexto escolar: acolhimento, prevenção e cuidado. Competências socioemocionais: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais. Contextos e Realidades: Mundo, Brasil e Santa Catarina: Aspectos históricos, geográficos, culturais, sociais, políticos e econômicos relevantes para a compreensão das dinâmicas contemporâneas em âmbito mundial, nacional e estadual.

Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. [Acrescentado pela errata n.º 01]

 

CONHECIMENTOS DA METODOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE

Concepções Pedagógicas e Teorias Educacionais: Principais correntes pedagógicas e suas influências na educação brasileira: tradicional, escolanovista, tecnicista, progressista, histórico-crítica e sociointeracionista. Pensadores da educação e suas contribuições para a prática pedagógica contemporânea. Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem: Teorias do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial: Piaget, Vygotsky, Wallon e Ausubel. Neurociência aplicada à educação: como o cérebro aprende. Estilos e ritmos de aprendizagem: individualização e personalização do ensino. Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico: Projeto Político-Pedagógico (PPP): construção coletiva, dimensões e implementação. Planejamento educacional em suas diferentes dimensões: anual, bimestral e de aulas. Elaboração de planos de aula: objetivos de aprendizagem, sequências didáticas e progressão curricular. Função social e competências profissionais do professor. Metodologias Ativas e Estratégias de Ensino: Metodologias para o desenvolvimento de competências e habilidades: aprendizagem baseada em projetos, problemas, investigação e casos. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade: concepções e práticas integradoras. Estratégias diversificadas de ensino: aulas expositivas dialogadas, trabalho colaborativo, gamificação, sala de aula invertida. Abordagens pedagógicas inovadoras e ensino híbrido. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Instrumentos avaliativos: provas, portfólios, rubricas, autoavaliação e avaliação por pares. Avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA). Feedback construtivo e autoavaliação docente. Recuperação de estudos e progressão da aprendizagem. Educação Inclusiva e Diferenciação Pedagógica: Princípios e práticas da educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado (AEE). Necessidades educacionais específicas: deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem. Estratégias de diferenciação pedagógica e desenho universal para aprendizagem (DUA). Comunicação e Interação no Processo Educativo: Comunicação assertiva e escuta ativa no contexto escolar. Mediação de conflitos e cultura de paz. Relação professor-aluno como elemento central do processo de ensino-aprendizagem.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Políticas Públicas e Legislação da Educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE/SC) 2015/2024. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Ensino Fundamental de nove anos. Interdisciplinaridade. Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira. Projeto Político e Pedagógico: tendências e finalidades. Planejamento e avaliação. Concepção de criança e infâncias. Educação, Infância e as Teorias de Aprendizagens. Processos cognitivos envolvidos na alfabetização. A importância da observação e do registro no processo avaliativo. Gestão Escolar. Alfabetização e Letramento. A importância da literatura infantil e o trabalho com gêneros textuais. A Alfabetização nos diferentes momentos históricos. Tecnologia e alfabetização. A Ludicidade no processo de aprendizagem. A criança e a transição da educação infantil para os anos iniciais. Didática e metodologias nos diferentes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Linguagens: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. Educação e Diversidade. Literatura Infantil e a Arte de Contar História. Gestão Escolar. A concepção histórico-cultural da aprendizagem. [errata n.º 01]

 

Cortesias

Áudio mp3 - RESUMO: Diretrizes Curriculares; ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente; LDB ? Lei de Diretrizes e Bases; Princípios da Administração Pública; Princípios constitucionais da administração pública

MANUAIS DIVERSOS

PROVAS FURB

PROVAS ANTERIORES TODAS AS ÁREAS

 

AMPLAMENTE DIDÁTICA

QUESTÕES APÓS CADA TÓPICO

E COLETÂNEA COM INÚMERAS QUESTÕES NO FINAL

 

 

 

Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .

PIX
1
X
160,00
Mercado Pago (Boleto ou Cartão de Crédito)
1
X
160,00
2
X
86,11
3
X
58,26
Tx de Juros: 1,99%am.
Transferência Bancária
1
X
160,00
Cadastre-se. Receba novidades, ofertas e cupons.
Desenvolvido por Lojas Virtuais BR