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FLORIANÓPOLIS > EDUCAÇÃO ACT 2024-2025 > APOSTILA AUXILIAR DE SALA ACT FLORIANÓPOLIS 2024 ANO LETIVO 2025

PROCESSO SELETIVO DE SUBSTITUTOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

Secretaria Municipal de Educação

- EDITAL Nº 014/2024- para o ano letivo de 2025 -

 

Inscrições: 16 de outubro de 2024 à 06 de novembro de 2024

SITE:  http://www.ibade.org.br

Prova Escrita (data provável)24 de novembro de 2024

 

AUXILIAR DE SALA

 

CONHECIMENTOS GERAIS

Temas de Educação - 122 p.

Aprendizagem e desenvolvimento humano; Educação, Comunicação e Tecnologia; Avaliação da aprendizagem no contexto das políticas educacionais de educação básica; A educação integral no contexto da educação básica; O projeto político pedagógico como mecanismo de gestão educacional; A política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; Currículo, conhecimento e culturas; A pesquisa como princípio educativo; Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015); Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/07/2010 ? Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica; Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Matriz Curricular para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2016).

 

Português = 70 p.

Compreensão de texto: localização de informações implícitas e explícitas e reflexão sobre a leitura; elementos de organização textual; elementos de coesão; denotação e conotação; figuras de linguagem; variação linguística: as diversas formas do uso da língua; o nome e seu emprego; o pronome e seu emprego; emprego de tempos e modos verbais; regência verbal e nominal; concordância verbal e nominal; estrutura e período.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

AUXILIAR DE SALA  = 140p.

Apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfica; Compreensão e valorização da cultura escrita; leitura, ausculta e autoria nas produções orais e escritas; Compreensão das especificidades das infâncias na organização do trabalho pedagógico: brincadeira, ludicidade, desenvolvimento, afetividade e aprendizagem; Projetos de letramento e sequências didáticas como modalidades organizativas de planejamento; Conceitos fundamentais dos componentes curriculares do ensino dos Anos Iniciais; Avaliação na perspectiva processual e emancipatória; A Educação das Relações Étnico-Raciais no Âmbito da Educação Básica; As Identidades que configuram o Processo Educativo (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos); A transversalidade e a interdisciplinaridade no currículo da Educação Básica; Mídias, Educomunicação e Tecnologias na Educação; Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016).

 

CORTESIA QR CODE:

PROVAS CONCURSOS ANTERIORES

MANUAIS

CADERNO DE PROVAS PROFESSOR

 

AÚDIO MP3 RESUMO)

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES

Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .

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