Características | |
Qtde Desejada: |
|
Valor Total (R$): |
Calcule o Frete e o Prazo de Entrega | ||||
Digite seu CEP: | ||||
CONCURSO PÚBLICO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
EDITAL Nº 1739/SED/2024
CARGO DE PROFESSOR
PROFESSOR - ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL
CONHECIMENTOS GERAIS
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (Educação). Lei nº 9394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei complementar nº 170/98, que dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação. Plano Estadual de Educação de Santa Catarina 2016/2025. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense. Temas Transversais do Currículo: meio ambiente, direitos humanos, saúde, ética, valores, sustentabilidade, cidadania e habilidades socioemocionais. Organização e Regulação da Educação Básica Brasileira e Catarinense. Integração Curricular. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) ? estratégias e recursos pedagógicos diversificados. Uso de TICs na Educação. Ensino Híbrido. Plataformas e Ferramentas Educacionais. Recursos Educacionais Abertos (REA). Princípios da Administração Pública. Aspectos históricos, culturais, geográficos, sociais, políticos e econômicos do mundo, Brasil e Santa Catarina. Desenvolvimento Urbano Brasileiro. Cultura e Sociedade Brasileira. Inovações científicas contemporâneas e seus impactos na sociedade. Relações Humanas no Trabalho. Ética Profissional no Serviço Público.
CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Estudo das principais teorias educacionais. Abordagens filosóficas que fundamentam a educação. Análise sociológica do papel da educação na sociedade. Métodos e técnicas de ensino com ênfase na pedagogia das competências. Mediação pedagógica. Planejamento e condução de aulas. Metodologias para o desenvolvimento da aprendizagem por competências e habilidades.Teorias do desenvolvimento humano e suas implicações educacionais. Processos de aprendizagem e fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.Participação ativa do aluno no processo educativo. Estratégias para promover o engajamento e a cooperação dos alunos em sala de aula. Teoria de Aprendizagem de Competências. Pedagogia das Competências. Processo de Ensino-Aprendizagem por Competências e Habilidades. Metodologias de Ensino e Aprendizagem. Metodologias Ativas. Metodologias interativas. Metodologias participativas. Aprendizagem cooperativa. Tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Técnicas e instrumentos de avaliação. Avaliação Escolar sob a Ótica da Aprendizagem de Habilidades e Competências. Avaliação no ambiente educacional: avaliação da aprendizagem e avaliação institucional interna e externa. Elaboração e implementação de planos de aula. Desenvolvimento de planos de ensino. Criação e gestão do projeto político-pedagógico (PPP). Planejamento anual e sequências didáticas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Teorias de Aprendizagem. Desenvolvimento Cognitivo, Socioafetivo e Psicomotor. Ludicidade nos Anos Iniciais. Interações Sociais e Dificuldades de Aprendizagem. Alfabetização e Letramento: características e pressupostos. Ambiente Alfabetizador. A Instituição de Ensino como Espaço de Formação e Aperfeiçoamento Profissional. Formação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional. O Professor de Ensino Fundamental e seus Desafios Pedagógicos no Processo de Ensino-Aprendizagem dos Educandos. Inclusão Escolar de Pessoas com Deficiência, Transtorno do Espectro Autismo e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Conhecimentos pertinentes à área de atuação.
CORTESIAS QR CODE COM:
ÁUDIO mp3 resumos:
- LDB
- Lei Complementar nº 170/98
PROVAS CONCURSOS ANTERIORES DE TODAS AS ÁREAS
PROVAS REALIZADAS PELA FURB DIVERSOS CONCURSOS
MANUAIS - DOCUMENTOS DIVERSOS
Para maiores informações, por favor visite a página do fabricante .